Skip to content

1919

Esse ano é de extrema importância para as Testemunhas de Jeová, especialmente para a liderança destes, o Corpo Governante.

É neste ano que Jesus faz a inspeção no templo espiritual e escolhe a liderança das Testemunhas de Jeová por estarem provendo o alimento espiritual apropriado na ocasião, somente eles estavam fazendo isso.

Se essa escolha seria baseada na qualidade deste alimento espiritual. Precisamos então revisar o que eles ensinavam naquela época e ver se realmente passaram nesse teste

Precisamos entender se este ano se sustenta sozinho, ou se na verdade está ancorado ao ano de 1914. Caso seja este o caso, temos que primeiro acreditar em 1914 para poder acreditar em 1919.

Entendimento atual

Qual a base bíblica usada pela Watchtower para se chegar ao ano de 1919?

Em Apocalipse 11: 1-3 lemos:

1 E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara, enquanto ele me dizia: "Levante-se para medir o santuário do templo de Deus e o altar, e os que estiverem adorando ali. 2 Mas, quanto ao pátio fora do santuário do templo, deixe-o de fora, sem medi-lo, porque foi dado às nações, e elas pisarão a cidade santa por 42 meses. 3 Farei as minhas duas testemunhas profetizar por 1.260 dias vestidas com pano de saco."

Aqui fala de uma medição do templo e dos que estavam ali, mas sem determinar quanto tempo levaria essa medição. Também fala que o pátio não devia ser medido, que este seria dado as nações por 42 meses. Já os 1.260 dias citados devem ser entendidos como o mesmo período dos 42 meses (calculando 42 meses x 30 dias = 1.260 dias). Assim como para 1914, aqui precisamos usar o "mês bíblico" de 30 dias.

Essas duas testemunhas iram profetizar por esse tempo de 1.260 dias (42 meses) e após esse período acontece o que está em Apocalipse 11: 7 onde lemos:

Quando tiverem terminado de dar seu testemunho, a fera que sobe do abismo guerreará contra elas, as vencerá e as matará.

Após estes 1.260 dias a fera as vence e mata. Mas será que ficariam mortas? Agora em Apocalipse 11: 9-11 lemos:

9 Povos, tribos, línguas e nações olharão para os seus corpos por três dias e meio e não permitirão que os seus corpos sejam colocados num túmulo. 10 E os que moram na terra se alegrarão por causa delas e comemorarão, e enviarão presentes uns aos outros, porque esses dois profetas atormentavam os que moram na terra.

11 Depois dos três dias e meio, entrou neles espírito de vida da parte de Deus, e eles ficaram de pé, e os que os viram ficaram com muito medo.

Após permanecerem mortos por 3,5 dias a duas testemunhas são trazidos de volta pelo espirito de Deus.

A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová de 15 de novembro de 2014 na página 30 nos dá uma breve explicação de quem são as duas testemunhas. A seguir alguns trechos:

. . . o relato se refere a ungidos de Deus que estavam na dianteira durante um período de provações. Assim, no cumprimento do capítulo 11 de Revelação, os irmãos ungidos que estavam na dianteira quando o Reino de Deus foi estabelecido no céu em 1914 pregaram ‘trajados de saco’ por três anos e meio literais.

No fim desse período, esses ungidos foram simbolicamente mortos. Isso se deu quando ficaram presos por três dias e meio simbólicos, o que indica um período menor que os três anos e meio literais. Para os inimigos do povo de Deus, a obra daqueles ungidos estava morta, o que deixou aqueles opositores muito felizes. — Rev. 11:8-10.

No entanto, de acordo com a profecia, as duas testemunhas seriam trazidas de volta à vida no fim dos três dias e meio. Isso realmente se cumpriu. Além de aqueles ungidos serem libertados da prisão, os que dentre eles permaneceram fiéis receberam uma designação especial de Deus por meio do Senhor deles, Jesus Cristo. Em 1919, eles estavam entre os que foram designados para servir como um “escravo fiel e discreto” a fim de cuidar das necessidades espirituais do povo de Deus nos últimos dias. — Mat. 24:45-47; Rev. 11:11, 12.

É interessante que Revelação 11:1, 2 relaciona esses acontecimentos com uma época em que o templo espiritual seria medido, ou avaliado. O capítulo 3 de Malaquias menciona uma inspeção similar do templo espiritual, seguida por um período de purificação. (Mal. 3:1-4) Quanto tempo durou essa inspeção e purificação? De 1914 à parte inicial de 1919. Esse período inclui tanto os 1.260 dias literais (42 meses) como os três dias e meio simbólicos mencionados no capítulo 11 de Revelação.

Ficamos muito felizes por Jeová ter providenciado que um povo especial fosse purificado para realizar obras excelentes. (Tito 2:14) E somos gratos pelo exemplo deixado por esses ungidos fiéis que estavam na dianteira durante aquela época de provação e assim serviram como as simbólicas duas testemunhas.*

O artigo finaliza com um diagrama que não define exatamente quando começam ou terminam os 3,5 anos (42 meses). Coloca como tendo iniciado em algum ponto no final de 1914 e finalizando pela metade de 1918.

Mas podemos ter alguma ideia olhando para quando saiu a sentença de prisão para os diretores da Watchtower, foi em 21 de junho de 1918. Se diminuirmos 3,5 anos (42 meses) iríamos chegar em 21 de dezembro de 1914 como o começo do trabalho das duas testemunhas.

Isso levando em conta 42 meses de nosso calendário atual, não o bíblico em que cada mês teria 30 dias. No passado a organização Watchtower usava os 1.260 dias literais para definir algumas das datas, mas depois de um tempo perceberam erros nos cálculos usados e estes foram abandonadas. Em seu lugar passou a ter uma abordagem mais genérica, se não definirem exatamente os pontos de partida e final não podem ser criticados como não fazendo sentido.

Quando acabaram exatamente os "tempos das nações"?

Podemos encontrar essa informação na A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová de 15 de outubro de 1990 na página 16 (w90 15/10 pág. 16):

3, 4. O que aconteceu na sede mundial da Sociedade na manhã de sexta-feira, 2 de outubro de 1914?

3 Na sexta-feira de manhã, 2 de outubro de 1914, Russell anunciou aos membros da sede da Sociedade Torre de Vigia em Brooklyn, Nova Iorque: “Os tempos dos gentios terminaram; seus reis já tiveram o seu dia.” Isto foi recebido com entusiásticos aplausos pela família de Betel, “a casa de Deus”.

4 Que justificativas tinham C. T. Russell e seus associados para estarem tão alegres naquela manhã de outubro? De onde vem a expressão “Tempos dos Gentios”? Que evidência há de que os Tempos dos Gentios findaram em outubro de 1914? E, como deve isto afetar você?

. . .

8. . . . O segundo e maior cumprimento viria quando os Tempos dos Gentios terminassem, e isto indicaria que ‘o reino de Deus estava próximo’. — Compare com Mateus 24:3.

Já a Primeira Guerra Mundial começou em 28 de julho de 1914, uns dois meses antes do fim dos "tempos das nações" acabarem.

Então podemos ordenar desta forma os eventos:

  1. Em 28 de julho de 1914 começa a Primeira Guerra Mundial
  2. Em 2 de outubro de 1914 terminam os tempos das nações
    • uns dois meses após começo da Primeira Guerra
  3. Em 21 de dezembro de 1914 as duas testemunhas começam a profetizar
    • quase cinco meses após começo da Primeira Guerra
    • uns dois meses após o final dos tempos das nações
  4. Em 21 de junho de 1918 os diretores da Watchtower são sentenciados a prisão
    • 42 meses após o evento anterior (Apocalipse 11:3)

Até aqui, se não ficarem definindo datas específicas, pode colar a explicação. Argumentam que as nações estavam já agitadas antes de seu tempo terminar, então a Primeira Guerra começar antes de outubro de 1914 ainda passa. O mesmo vale para as duas testemunhas começarem em dezembro de 1914, já que dizem que ao terminarem os tempos das nações "o reino de Deus estava próximo", então o começo do reinado poderia ter ocorrido em dezembro.

Voltando para o diagrama na página A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová de 15 de novembro de 2014 na página 30, ali identifica o tempo em que as duas testemunhas ficariam mortas como sendo 3,5 dias e mostram que esse período foi em algum ponto na metade de 1918 "até à parte inicial de 1919", onde então a inspeção do templo espiritual terminaria e Jesus teria escolhido a Watchtower como sua organização para cuidar de seus bens na terra.

Já sabemos que o começo dos 3,5 dias foi em 21 de junho de 1918 quando os diretores da Watchtower recebem a sentença de prisão, o final ocorre em março de 1919 quando os diretores da Watchtower são libertados da cadeia. Com isso temos os seguintes eventos representando os 3,5 dias

  1. Em 21 de junho de 1918 os diretores da Watchtower são sentenciados a prisão
  2. Em 26 de março de 1919 os diretores da Watchtower são libertados da prisão
    • cerca de nove meses após terem sido presos

Qual o racional para transformar 3,5 dias em novo meses? Interessante que o artigo chama esses de simbólicos, enquanto que os 42 meses são literais. Por que estes são simbólicos? Simples, por que não existe nenhuma forma racional de explicar o motivo de 3,5 dias virarem nove meses.

Não poderiam ter aplicado o final dos 3,5 dias para qualquer outra data? Como a libertação da prisão para eles foi significativa os 3,5 dias viram o período necessário para se chegar nesta data, se tivessem passado 5 anos presos, teriam dito que estes 3,5 dias de forma simbólica representariam os 5 anos.

Como nada de significativo ocorreu após 3,5 dias literais, ou então 3,5 anos usando o conceito de "para cada dia um ano", usam a libertação dos diretores como sendo o cumprimento desses 3,5 dias e o período deve ser entendido como simbólico.

Cada vez mais genérico

No livro A Adoração Pura de Jeová É Restaurada!, lançado em português em 2019 pela Watchtower, temos uma explicação ainda mais simplificada do ano de 1919 e sua importância. Podemos encontrar ela na seção SAIBA MAIS 9B: Por que 1919? nas páginas 102 e 103. Abaixo seguem alguns trechos intercalados com alguns comentários:

. . .

As profecias bíblicas e os fatos históricos não deixam dúvidas de que Jesus começou a reinar no céu em 1914, marcando o início dos últimos dias do mundo de Satanás. O que Jesus fez quando se tornou Rei? Será que ele imediatamente libertou seus servos aqui na Terra do cativeiro de Babilônia, a Grande? Será que ele designou o “escravo fiel e prudente” e começou o grande trabalho da colheita em 1914? — Mat. 24:45.

Com certeza não. Lembre-se que o apóstolo Pedro disse que o julgamento começaria “com a casa de Deus”. (1 Ped. 4:17) Da mesma forma, o profeta Malaquias predisse o tempo em que Jeová viria à Sua casa de adoração junto com “o mensageiro do pacto”, Jesus Cristo. (Mal. 3:1-5) Esse seria um tempo de refinamento e de teste. Será que os fatos históricos comprovam essas palavras proféticas?

Como vemos para chegar em 1919 é fundamental primeiro acreditar que não há dúvidas que o Jesus começou a reinar em 1914, mais uma vez o convidamos a analisar como se chegou naquele ano se o ainda não fez.

Por muito anos a organização aceitava Russel como tendo sido do "escravo fiel e prudente", bem como Rutherford após a morte de Russel teria assumido esse papel, mas aqui dizem que isso com certeza não ocorreu em 1914. Conforme vamos ver, iria ocorrer apenas em 1919. Com isso Russel fica de fora de ter feito parte do "escravo fiel e prudente", afinal ele morre no ano de 1916. Isso significa também que o "corpo governante" do primeiro século também nunca fez parte do "escravo fiel e prudente"?

O A Adoração Pura de Jeová É Restaurada! continua na página 103:

Sim! O período de 1914 até o início de 1919 foi um tempo de testes e refinamento para os Estudantes da Bíblia, como as Testemunhas de Jeová eram conhecidas. Em 1914, muitos do povo de Deus na Terra ficaram desapontados porque o fim deste mundo não veio como eles esperavam. Esse sentimento piorou em 1916 com a morte de Charles Russell, que liderava a obra de modo dinâmico. Alguns que eram muito apegados ao irmão Russell foram fortemente contra o irmão Joseph Rutherford, que tinha ficado no lugar dele. Essa desunião só aumentou, e a organização quase foi dividida em 1917. Daí, em 1918, certamente por causa da pressão de líderes religiosos, Rutherford e sete de seus colaboradores foram julgados, condenados injustamente e presos. A sede em Brooklyn foi fechada. Com certeza o povo de Deus ainda não tinha sido libertado de Babilônia, a Grande.

Aqui temos listados alguns eventos como que comprovando que a organização precisava ser refinada e testada:

  1. Desapontamento de muitos que o fim não veio em 1914
  2. A morte de Russel em 1916
  3. Muitos foram contra Joseph Rutherford assumir o controle da Watchtower
  4. Em 1918 Rutherford e outros sete diretores da Watchtower são presos

Se formos analisar com cuidado as expectativas criadas em torno do ano de 1914, não é de se estranhar que muitos tenham ficado desapontados, já que por muitos anos antes era dado como certeza absoluta, só foram ficando cautelosos quando o ano foi se aproximando e nada acontecia.

Após a morte de Russel houve um jogo de poder para ver quem assumiria o controle da Watchtower, no fim Rutherford saiu vencedor, mas isso gerou sim divisão na organização e vários membros saíram, dizer que "quase foi dividida em 1917" é muito otimista para o que de fato ocorreu. Ainda vamos abordar aqui no site com mais calma como foi essa transição.

Por último temos o evento do julgamento e prisão de Rutherford e seus colaboradores, o livro fala que foram "condenados injustamente", mais para frente vamos analisar quais foram as acusações contra eles e cada um poderá dizer se foi injusto ou não.

O A Adoração Pura de Jeová É Restaurada! continua na página 103:

Mas o que aconteceu em 1919? As coisas mudaram de uma hora para outra! No início do ano, Rutherford e seus colaboradores foram libertados da prisão. E logo começaram a trabalhar! Em pouco tempo, um congresso marcante foi planejado e uma nova revista, A Idade de Ouro (em inglês, hoje Despertai!), já estava sendo preparada. Essa nova revista seria usada em campanhas na pregação. Além disso, cada congregação passou a ter um superintendente para organizar e incentivar a pregação. No mesmo ano, o Boletim (em inglês, hoje Nossa Vida e Ministério Cristão — Apostila do Mês) passou a ser publicado para ajudar a organizar a obra de pregação.

O que tudo isso mostra? Com certeza Jesus tinha libertado seu povo de Babilônia, a Grande. Ele tinha designado seu escravo fiel e prudente. A obra da colheita tinha começado. Desde aquele ano marcante de 1919, a obra tem avançado como nunca antes.

Devemos acreditar que em 1919 Jesus libertou seu povo de "Babilônia" e designou o "escravo fiel e prudente" pois neste ano foram soltos da prisão, organizaram um congresso, a revista Idade de Ouro estava sendo preparada e o Boletim foi lançado? Sendo que conforme vemos no artigo de 1914 que até pelo menos 1929 a organização ainda ensinava que a segunda presença de Cristo havia iniciado em 1874 E.C.?

Vemos que a base toda deste artigo no A Adoração Pura de Jeová É Restaurada! foi os eventos históricos que ocorreram com a organização naquele período, praticamente não vemos nenhuma base bíblica aqui. Em nenhum ponto é citado o livro de Apocalipse usando anteriormente como base para se calcular as 42 semanas e os 3,5 dias que levariam de 1914 até 1919, teria sido essa interpretação abandonada por ser muito complexa, ou por não fazer sentido?

Focam aqui em provar que esse ano é significativo quase que exclusivamente pelos eventos que ocorreram.

Para sabermos de fato se foram escolhidos naquele ano, precisamos analisar se foram mesmo purificados espiritualmente, se seus ensinos foram refinados na ocasião.

Ensinos purificados e refinados

Precisamos ver o que Jesus encontrou ao fazer a inspeção do templo espiritual em 1919. Será que os ensinos da organização estavam purificados e refinados? O que ele ensinava?

Podemos identificar que seguiam um grupo de doutrinas vastamente diferentes do que encontramos hoje:

  • Justificam que foram escolhidos pois estavam livres de ensinos pagãos, mas...
    • ainda celebravam o natal
    • ainda celebravam aniversários
    • usavam a cruz na capa da The Watch Tower and Herald of Christ Presence, ou A Torre de Vigia e Arauto da Presença de Cristo
  • participavam de guerras
  • Sangue era aceito como comida para os cristãos
  • Os últimos dias começavam em 1799 e os 1800s eram o pior período na história humana
  • Presença de Jesus havia começado em 1874, mudam oficialmente para que a presença tenha começado em 1914 apenas em 1943
  • Sentinela por décadas antes de 1914 tinha no nome Arauto da Presença de Cristo quando na verdade sua presença nunca havia começado
  • Jesus havia começado a governar em 1878
  • Deviam orar e adorar tanto Jesus como a Jeová
  • A grande multidão era uma classe celestial, incluía pessoas de todas as religiões
  • Ensinamentos dos 1800s adaptados de pastores religiosos e Adventistas, como as pirâmides terem significado, tempos dos gentios, etc. Ver também 1914
  • Forte apoio ao movimento Sionista para uma nova nação de Israel em cumprimento as profecias bíblicas.
  • O escravo fiel e prudente não eram os ungidos, ou corpo governante, mas sim Charles Taze Russel

Se um Estudante da Bíblia, que tenha morrido naquele ano de 1919 voltasse a vida hoje e ensinasse estas coisas, ele seria considerado um apóstata.

Quais são as chances do Deus da verdade permitir ensinos falsos como estes serem usados na época? E permitir que esta organização fosse escolhida em 1919 entre todas as outras como tendo a verdade?

Para provar a purificação e limpeza dos ensinos falam de alguns avanços naquele período:

  1. 1917: lançado o livro The Finished Mystery (O Mistério Consumado)
  2. 1918: discurso "O Mundo Terminou — Milhões Que Agora Vivem Talvez Jamais Morram" em 1918
    • na primeira versão do discurso em 24 de fevereiro de 1918 usava "Talvez Jamais Morram", mas já em 31 de março do mesmo ano, removem o "Talvez" e passam a afirmar como sendo uma certeza usando "O Mundo Terminou — Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão"
    • houve também uma brochura com o nome "Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão" publicada em 1920
  3. 1919: a revista The Golden Age (A Idade de Ouro) começa a ser publicada em outubro de 1919
    • Essa revista foi um evento marcante mas parou de ser publicada em 1937 e deu lugar para a revista Consolation, a qual também é descontinuada em 1946 dando lugar finalmente para a atual Despertai!
  4. 1919: publicação do Bulletin para estimular a pregação

Os pontos acima são destacados também no livro Testemunhas de Jeová — Proclamadores do Reino de Deus página 719 e 720.

Estes foram os eventos grandiosos que destacam o motivo de Jeová ter escolhido a organização em 1919, vamos analisar qual era o conteúdo encontrado nessas publicações, se haviam sido refinados e purificados.

O Mistério Consumado

O livro The Finished Mystery (O Mistério Consumado) só lendo para acreditar. As doutrinas que ele promovia quase todas são rejeitadas hoje.

Ele foi promovido como sendo o trabalho póstumo de Charles Taze Russel, quando na verdade foi escrito por Woodworth e Fisher e teve sua publicação autorizada por Rutherford sem consultar os demais diretores que Russel havia designado para tomarem seu lugar ao morrer.

Os ensinos que tem nesse livro incluem:

  • Últimos dias começaram em 1799
  • Segunda chegada de Cristo aconteceu em 1874
  • Diz que Jesus era o Alfa e o Ômega e recebeu todo poder e glória assim que ressuscitou
  • Pastor Russel era o mensageiro a congregação de Laodiceia
    • era também o escravo fiel e prudente
  • Dizia que Paulo tomou o lugar de Judas entre os apóstolos, diferente do que a Bíblia fala — Atos 1: 21-26
  • Ressurreição dos ungidos havia começado em 1878
  • Que em 1918 as igrejas iriam cair e os ungidos seriam levados aos céus
  • Antes deste livro diziam que em 1881 havia sido fechada a porta e ninguém podia mais se declarar ungido, neste livro mudam limite para ser até 1921
  • Grande multidão seria de 411.840.000 com base em um cálculo estranho
  • No novo mundo teria 144000 x 144000 pessoas, em torno de 20 bilhões.
    • Seria muita gente para os ungidos cuidarem então os da grande multidão iriam ajudar
  • Os 3 dias que faraó perseguiu Israel representam 1917 até 1920 quando todos os representantes de Faraó, ou o diabo, vão ser eliminados nas águas
  • O leviatã são as locomotivas
  • O tamanho da pirâmide confirma que a colheita começou
  • O livro analisa o significado do livro de Apocalipse, o que segue são alguns dos pontos destacados:
    • O cavaleiro do cabalo branco era o Papa
    • Apocalipse 8:3 — o outro anjo é a Watchtower e Russel como o fundador já havia sido ressuscitado e estava administrando a colheita dos céus
    • Apocalipse 8:5 — o anjo novamente é a Watchtower o "incensário" é o livro The Finished Mystery, as trovoadas são os clérigos contra esse livro
    • Apocalipse 10:3 — o anjo é o Pastor Russel, os seven thunders são os 7 volumes
    • Apocalipse 11:13 — o terremoto vai acontecer em 1918 e o fogo virá em 1920
    • Apocalipse 12:7 — Miguel é o Papa e seus anjos são os bispos e o dragão representa o Império Romano
    • Apocalipse 14:17 — o anjo é Russel
    • Apocalipse 14:20 — o "lagar" é o livro The Finished Mystery
    • Apocalipse 14:20 — a distância encontrada no texto representa o local em que o livro The Finished Mystery foi produzido em Scranton até o local responsável pela sua distribuição no Betel de Nova Iorque
    • Apocalipse 15: 1 — sete anjos são os sete volumes dos Studies in the Scriptures, sete pragas são o que os volumes impuseram no papado
    • Apocalipse 16:20,21 — tudo vai ter acabado até 1920 quando todos os governos vão ter deixado de existir
    • Apocalipse 18:1 — A glória do anjo se refere as descobertas modernas como: escolas por correspondências, celuloide, o livro Divine Plan of the Ages, máquinas que falam, aspiradores de pó, motor a indução, pasteurização, canal do Panamá, máquinas de cortar sapatos, metrôs, arranha-céus, raios Roentgen (raio-x)
    • Apocalipse 22:6 — o anjo é Russel

Esse livro não trouxe alimento espiritual limpo e refinado. Os ensinos ali em sua grande maioria hoje são rejeitados pela organização.

Esse livro foi muito polêmico na época, primeiro pois não tinha sido escrito por Russel mas por outros irmãos.

E alguns argumentavam que o livro continha erros, um desses foi Paul S. L. Johnson.

Podemos ver isso na The Watch Tower de 15 de janeiro de 1918, página 6204 nas reimpressões. A seguir alguns trechos em tradução livre:

ele [Johnson] aceitou o Sétimo Volume como o Sétimo Volume, embora acreditasse que continha alguns erros, mas que o bem no livro excedia em muito os erros, e ele acreditava que estava sendo usado pelo Senhor.

. . .

Se algum irmão não sente que pode trabalhar sob a direção da Sociedade e em harmonia com a Sociedade, então aqueles que estão em harmonia com a Sociedade devem evitá-lo.

Paul S. L. Johnson nesta época estava responsável pela filial na Inglaterra. Ele acreditava que haviam alguns erros no livro The Finished Mystery. Também dizia que ele quem liderar a obra após a morte de Russel, isso acabou gerando divisão e em certo ponto ele é expulso da Watch Tower.